Monday, April 2, 2012

Amar...Porquê?


Amar… Porquê?
Já a noite de ontem avançada ia quando algo me assalta
Quando algo me inquieta, me acorda, e o meu ser exalta
Algo que me faz despertar do meu sonho
Momento de repouso, momento de descanso, o momento do olho fechado- o sono…
Que me acorda e que jamais me faria voltar a dormir
Algo que me veio a fazer rebolar pelos lençóis, erguer-me e pelo quarto progredir
Uma questão, uma dúvida, uma inquietação
Que me veio causar estranheza e confusão
Uma pergunta… Uma pergunta sempre a me colocar
Porquê, porquê amar?
Fui-me refrescar com um gélido banho e com um copo do mineral fluido
Mas esses elementos não me trouxeram paz, não me colocaram esclarecido
Volto a andar pelo quarto, deambulo por todo o lar
Rebusco na biblioteca por entre os livros da temática que me veio a aprisionar
E nada neles fui encontrar
Para além de belas frases, de belos sonetos, de belas juras
Juras e promessas: promessas que se querem neles puras
Até que música coloco para o meu pensamento colocar a flutuar
E para me poder despedir do meu cárneo corpo, enquanto estou a pensar
Na querela em vigor
Neste assunto que vim a revelar: repleto de esplendor
Um assunto, não banal mas, deveras o mais especial…
O da humana realização, o da humana consagração: um eterno manancial
Com laivos de sedução, prazer, entrega e devoção
Num sentimento, dotado de plena intenção
De vir, ficar e no ser humano se perpetuar
O perpetuar do amor, do amor e do verbo amar
Daquele que se quer sempre entoar
Ao lado da pessoa amada
Da pessoa sublimada…
Daquela que nos faz elevar, que nos dá alegrias mas… também, nos faz chorar
Porque o amor por vezes pode não ser o idealizar mas o batalhar
No campo da efémera vida pela felicidade…
À beira, bem cúmplice de quem nos dá e de quem nos traz a luz, a estabilidade
De quem nos traz a paz, de quem nos traz o facho do sorriso e da imortalidade
Porque amar… Amar é valor maior
É valor e confirmação de que jamais de estará só
Só e em solidão
Amar é jamais abrir mão
De um momento, de uma ocasião…
Para beijar, abraçar, deter, envolver
Quem se ama, quem se quer, quem por bem vier
Nos trazer a paixão, nos trazer o fazer amor e nos possa dizer
Amor, amo-te…Mesmo que seja com um olhar, sem as palavras dar a conhecer
Alguém que nos faça ver… Que vale, que sempre vale a pena este sentimento querer viver…
João Paulo S. Félix

No comments: