Thursday, March 11, 2010

Ser cidadão de um mundo tão belo e tão profundo...


Cidadão do mundo…
Dizia Sócrates: Não sou nem ateniense nem grego mas sim um cidadão do mundo
Um pensamento deveras arrojado mas com um sentimento muito profundo
Que me faz repensar a minha existência
A minha verdadeira essência
Em Portugal estou e na verdade, Português me sinto
Mas, existe algo que pressinto, com as minhas forças, com o meu instinto
Que sou mais do que um cidadão luso, sou um ser mais
Um ser mais que pensa para além do horizonte, para lá do cais
Penso nas Áfricas quentes, belas e naturalmente sedutoras
Penso nas Ásias desenvolvidas, longínquas e tecnologicamente inovadoras
Penso nas Américas de stress, glamour, imponência
Penso neste globo esférico planetário repleto de magnificência
O que me faz sentir este mundo como meu, este mundo como algo a defender
E tudo nele tentar fazer para o ver: crescer, desenvolver, brilhar, proteger
Um mundo onde o sol raia sem cessar, e onde há beldades infindáveis
Que tornam cada recanto deste espaço, em poemas vivos memoráveis
Terra, planeta meu e com muita história
Que tiveste um passado, que vives um presente e certamente viverás um futuro de glória
Terra, lugar mágico e alvo de pensamento profundo
Que me faz honrar dizer: Sou um cidadão… Um cidadão do mundo…
João Paulo S. Félix

No comments: