Thursday, November 7, 2019

18 anos… Maioridade de um sentimento feito saudade…

18 anos… Maioridade de um sentimento feito saudade…
Hoje ao levantar
E no momento de o calendário enfrentar…
O frio de mim se veio a apoderar
Um frio cortante…
Interno e dilacerante
Um frio de ausência…
A tua doce presença
Foi neste dia…
Que nos lados de Carnaxide tudo mudaria
E de mim luto e uma raiva se apoderassem…
Custou a crer que os meus dias mudassem
Não poderia ser o fim…
A tua despedida sem sorrires para mim
Porque eras doce e singela flor do meu jardim…
Porque eras a minha avó dos viriatos
A minha avó dos abraços apertados…
Porque eras minha advogada
Naquela hora mais apertada…
Porque eras a avó dos chás e das torradas
Na lareira em brasas preparadas…
Barradas carinhosamente com planta
O tempo passa e nada a tua falta suplanta…
Passam dias, meses, anos
Nestes terrenos mundanos…
Em que sinto a tua falta
Que a dor só exalta…
Tenho que tudo silenciar
Para a tua voz poder recordar…
A me chamar
Quanta dor e nostalgia…
Quanto amargo de alegria
Em recordar esta malograda data…
Em que a falta de ti magoa e mata
Porque foste de nós retirada…
Porque foste de mim arrancada
Em cárnea existência…
Tu que eras ser de magna excelência
Em carinho, ternura e amor…
Em olhar cândido pleno de esplendor
Porque teve de ser assim…
Te sonegarem de mim: minha avó Iraci
De ti que te queria sempre aqui…
Porque foi acontecer essa fria e crua crueldade…
Hoje se cumprem 18 anos: maioridade de um sentimento feito saudade…
João Paulo S. Félix

No comments: