Saturday, April 1, 2017

Solidariedade...


Solidariedade…
Num momento de atualidade
Fui levado até ao limite da saciedade…
Em pensar
Pensar e equacionar…
O que é para esta sociedade
O conceito de solidariedade…
E cheguei a respostas
Umas espontâneas, outras impostas…
De que a solidariedade é um instrumento
Um instrumento mais que sentimento…
Um sentimento de ajudar
Ajudar e apoiar…
Sendo com o que se dá, sendo com o escutar
De quem possa estar a carecer, de quem esteja a precisar…
De um ombro amigo
Que seja seu porto de abrigo…
Solidariedade leva-me para o tempo
O tempo do humano pensamento…
E indagar-me sobre quando há solidariedade
E a sociedade me responde: no tempo da Cristã Natalidade…
Onde somos engolidos por uma onda de bondade
De ligar para dinheiro doar a instituições de caridade…
Mas tudo passa e tudo o novo ano leva e esquece
E isso, confesso me enfurece…
Porque? Porque só no Natal?
Porque será só essa a data ideal?...
Não será precisa solidariedade o ano inteiro?
Não será preciso ajudar e ouvir o vizinho ou companheiro?
Do quotidiano e das lutas diárias
Aquelas em que as forças se vão e as lágrimas querem escorrer…
Pelo rosto mostrar: a frágil condição do nosso ser
Porque solidariedade deve ser praticada todo o ano…
Neste espaço terreno e mundano
Onde fomos um dia colocados…
E onde à prova somos testados
Como porque não viver esse desígnio da ajuda sem idade…
Aqui, ali, em todo o lado desta nossa Humanidade
De modo a fazer cumprir o belo ato da solidariedade…
João Paulo S. Félix 

No comments: