Wednesday, November 13, 2013

Coisas do Outono...


Coisas do Outono…
Desço nesta tarde as ruas e cada cidadela
Cada quelho, beco ou ruela…
Deste espaço feito espanto
Desta cidade feita encanto
Vou sentindo no ar
O aroma da castanha a estalar
Que saborosa deve estar…
E mais ando, mais avanço…
E dou por mim a dar balanço
Rumo ao jardim
A um lugar belo e sem fim
Onde folhas telúricas pelo chão abundam
Folhas que se desmoronaram com a nova estação
Aquela que nos traz a sensação
De noites mais gritantes e congelantes
De dias mais curtos e efémeros
Sigo e sinto o fender-se dos galhos e das folhas
Amarelas, vermelhas e castanhas…
Cores que nesta fase não me são estranhas…
Dou por mim a sentar-me…
E no casaco a aninhar-me…
E poder contemplar
Tudo o que me envolve, todo aquele lugar
E no ar sinto som de melodias
Melodias calmas que causam melancolias
Melancolias e abolias
Abolias que abrem espaço ao pensamento
Pensamento do que se passou, pensamento de cada momento
E enquanto penso sinto quedar
Algo da árvore, um fólio que me veio raspar
A minha fronte e que veio cair no chão
Com cada sentimento meu, com cada pedido ou evocação
De vontade de felicidade… Aqui, no hoje… para toda a eternidade!

João Paulo S. Félix

No comments: